Área ganha mais importância e dinamiza muitos processos
dentro de uma empresa
Você sabe o que é logística? O que ela representa na sua
lucratividade? Não? Pois mãos a obra.
Começamos pela definição. Pode-se dizer que logística é a área
da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a
execução de todas as atividades de uma empresa.
Dentro da logística de uma empresa, estão algumas
expressões. Saiba mais detalhes:
O WMS, Warehouse
Management System. Ele é um sistema totalmente automatizado de
gerenciamento de depósitos, armazéns e linhas de produção.
O TMS, Transportation Management System. É um software
que trabalha na melhoria da qualidade e produtividade de todo o processo de
distribuição.
O ERP, Enterprise Resource Planning ou SIGE
(Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil). Estes são sistema que
integram com informações a totalidade de dados dos processos de organização.
O MRP, Material Requirement Planning (planeamento (português europeu) ou
planejamento (português brasileiro) das necessidades de materiais, PNR).
A logística, realmente, está presente em todo o processo
produtivo. Ela padroniza, organiza e, de certa forma, dá tranqüilidade para os
funcionários exercerem suas atividades. Geralmente, o processo é quase todo
automatizado. As empresas demandam, geralmente, 25% do seu custo operacional
para o planejamento em logística.
Falar em logística e não mencionar a tecnologia é um engano
grave. Segundo uma pesquisa que investigou o mercado de logística e
intralogística no Brasil, realizada pelo IBOPE Inteligência – Instituto
Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, a pedido da IMAM Feiras e
Comércio, promotora da MOVIMAT – Feira de Intralogística – Embalagem,
Movimentação, Armazenagem, Tecnologia da Informação e Serviços, 56% das
empresas concentram suas atividades logísticas internamente e 44% adotam a
terceirização como estratégia de negócio.
A logística também difere muito em relação aos diferentes
tipos de negócios existentes no planeta. Não existe uma forma concreta, um
método único de trabalho. Cada empresa precisa estar atenta ao mercado e
desenvolver as estratégias que mais se adéqüem as suas exigências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário