domingo, 15 de julho de 2012

INTERNET – tipos de conexão disponíveis


Ela era discada, passou a ser banda larga e hoje nomenclaturas como, wi-fi, 3g, xDSL e muitas outras fazem uma confusão na cabeça dos internautas. Saiba mais sobre o tema e escolha a melhor opção

Tecnologias de acesso a internet evoluem rapidamente
 e tecnologias são ultrapassadas constantemente
Antigamente, poucos tinham acesso e só os ricos conseguiam conectar a internet, devido aos custos. Hoje, as redes se ampliaram e as formas de acessar elas, também. Pode-se dizer que a partir do ano de 2000, a internet vem evoluindo a passos largos e já não se consegue imaginar o final desse processo de constante transformação.
Que não se lembra dos barulhos de chiado das primeiras conexões e o tempo interminável que elas levavam para acontecer. O pai e a mãe brigando porque a linha de telefone ficava ocupada, enfim...

Internet com fio.

Elas deram o pontapé para a evolução da internet. Atualmente, ainda são muitas as conexão com fio, que ainda conseguem uma boa velocidade de navegação.

Dial Modem

A primeira no Brasil, também conhecida como discada, foi muito utilizada em todos os cantos do país. Aos poucos, esse tipo de conexão foi deixado de lado, muito pela sua velocidade de conexão, que não ultrapassava os 56,6 kbps. Era exatamente essa internet que fazia barulho ao conectar e que ocupava a linha telefônica.

xDSL

também conhecida como banda larga, esse tipo de conexão começou a mudar a vida das pessoas. Seu principal benefício era a não ocupação da linha telefônica. As pessoas podiam acessar a rede e ainda falar ao telefone, se necessário. Quando surgiu, era muito cara, restringindo o acesso a famílias de baixa renda.

O que permitia ligações simultâneas era o modem, que tinha sinal liberado mediante pagamento de mensalidade, bastante salgada para os padrões do país.

Foi então que a velocidade começou a crescer, a xDLSA obtinha até 128 kbps, cinco vezes mais que a antecessora.

Cabo

Aos poucos a linha telefônica foi ficando de lado. A culpada, a TV a Cabo. As empresas começaram a oferecer o serviço de internet a partir delas e o telefone já não era mais fundamental no processo.

Esse tipo de conexão começou a facilitar a ligação de máquinas em rede nas empresas e a velocidade também continuou seu rumo de evolução, indo até a 150 Mbps.

Quem quer colocar internet a cabo vai ter um pequeno problema. O modem é diferente da conexão via telefone. Assim, quem já está com o telefone, vai ter que descartar o modem atual.

Wireless – a cultura fora da tomada.

Trabalhadores precisar se deslocar diariamente e com a internet wireless (sem fio), os notebooks começaram a aparecer no mercado brasileiro. Hoje já existem desktops com modens usb que adaptam a CPU para receber esse tipo de internet. No entanto, no começo, ela era restrita aos notebooks.

Wi-Fi

Essa internet requer um roteador especial, que capta o sinal e o distribuiu para uma área de atuação. Quanto melhor o roteador, maior será o alcance. A rede pode ser protegida por senha e só quem a paga, pode usar, apesar de outros computadores a localizarem. O sinal de internet é enviado a frequências que variam entre 2,4 GHz e 5 GHz e podem alcançar até 54Mbps no raio de alguns metros.

Hoje o wi-fi é comum também em celulares, smartphones. Foi a consumação da portabilidade e da internet em qualquer canto.

Redes ad-hoc

Essa rede usa os computadores como roteadores, ou seja, um manda sinal para o outro. É a flexibilidade na troca de informação.

Rádio

As antenas de rádio, com a evolução, passaram a emitir sinais até computadores, que passaram a se conectar perfeitamente. Esse tipo de internet se tornou muito comum em condomínios. Era instalada a central de capitação em cima e as redes distribuídas em todos os apartamentos. O benefício desse sistema é que ele dispensa modens, linhas telefônicas e a cabo. O contra é em relação a dias chuvosos. Muitos afirmam que isso é mito, mas quando chove, a rede a rádio tende a cair ou ficar fora do ar. Mito ou não, muitas pessoas fazem a analogia. Elas afirmam que basta o céu ficar nublado e a chuva cair que a rede cai ou fica fora do ar, lenta, enfim, é afetada.

Satélite

É muito parecida com a conexão a rádio. A única diferença é que ela está disponível em qualquer lugar do planeta. São apenas dois modens, um para envio de sinal e outro para a recepção.

WiMax

A WiMax é uma evolução da rede wi-fi. Com ela a cobertura é maior e a velocidade também. Ela pode fazer cobertura até a uma cidade inteira.

O problema é a intensa interferência de sinal, ocasionada pelas ondas de alta frequência.

Essa rede é muito indicada para áreas distantes onde os outros métodos ainda não chegaram.

WAP

Esse tipo de conexão foi planejado para os celulares e as empresas tinham que fazer seus sites voltados ao sistema. Apenas algumas informações podiam ser acessadas e também em aparelhos bastante caros.

A falta de muitos sites com essa tecnologia e a velocidade lenta fizeram que essa novidade não ganhasse muito espaço.

A partir do momento em que os celulares pré pagos foram ganhando a preferencia do brasileiro, esse tipo de conexão foi suprimido. As pessoas não queriam gastar seus créditos com a internet.

EDGE

É a evolução da internet para celulares. Veio para tentar substituir as conexões wap, mas também acabou não vingando.

3G

Essa é a preferida para os amantes da conexão via celular. A conexão é rápida e o sinal é enviado tranquilamente, como se fosse uma rede de rádio. Ganhou a preferência popular e hoje é a mais comum em muitos aparelhos.

LTE

É considerada dez vezes melhor que a rede 3g e veio para acabar com a sua antecessora. A velocidade é incomparavelmente melhor.

No Brasil ainda se fala pouco sobre a LTE. Ela ainda não foi comercializada e fica nos sonhos de quem lê sobre o assunto.

Bluetooth

Esse método não é de internet, mas facilitou muito a vida das pessoas. Ele envia sinais de celulares para computadores em geral. As pessoas podem trocar arquivos variados, como fotos e músicas.

Os aparelhos precisam estar próximos para que a conexão aconteça, devido ao fraco sinal. Os bluetooth são ligados, os aparelhos pareados e enfim a conexão acontece.

Esse post foi baseado em informações do site baixaki.com.br e serve como um pequeno histórico da internet. Hoje as formas de conexão são muitas e a nossa intensão é fazer você entende r a evolução e a síntese de cada possiblidade, para que escolha a melhor internet. Todas tem vantagens e desvantagens. Você precisa ver a aplicação e escolher a que melhor se encaixa nas suas necessidades. Ainda existem muitas empresas que fazer o serviço de internet. Quando for contratar uma, busque saber o máximo sobre o serviço prestado. Pergunte a amigos que a usam se o sinal é bom, problemas comuns e benefícios. Informação é algo que nunca faz mal. Quanto mais, melhor.

Veja vídeos sobre a internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário