quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Logística empresarial e suas tendências



Área ganha mais importância e dinamiza muitos processos dentro de uma empresa

Você sabe o que é logística? O que ela representa na sua lucratividade? Não? Pois mãos a obra.
Começamos pela definição. Pode-se dizer que logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.
Dentro da logística de uma empresa, estão algumas expressões. Saiba mais detalhes:
WMS, Warehouse Management System. Ele é um sistema totalmente automatizado de gerenciamento de depósitos, armazéns e linhas de produção.
O TMS, Transportation Management System. É um software que trabalha na melhoria da qualidade e produtividade de todo o processo de distribuição.
O ERP, Enterprise Resource Planning ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil). Estes são sistema que integram com informações a totalidade de dados dos processos de organização.
O MRP, Material Requirement Planning (planeamento (português europeu) ou planejamento (português brasileiro) das necessidades de materiais, PNR).
A logística, realmente, está presente em todo o processo produtivo. Ela padroniza, organiza e, de certa forma, dá tranqüilidade para os funcionários exercerem suas atividades. Geralmente, o processo é quase todo automatizado. As empresas demandam, geralmente, 25% do seu custo operacional para o planejamento em logística.
Falar em logística e não mencionar a tecnologia é um engano grave. Segundo uma pesquisa que investigou o mercado de logística e intralogística no Brasil, realizada pelo IBOPE Inteligência – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, a pedido da IMAM Feiras e Comércio, promotora da MOVIMAT – Feira de Intralogística – Embalagem, Movimentação, Armazenagem, Tecnologia da Informação e Serviços, 56% das empresas concentram suas atividades logísticas internamente e 44% adotam a terceirização como estratégia de negócio.
A logística também difere muito em relação aos diferentes tipos de negócios existentes no planeta. Não existe uma forma concreta, um método único de trabalho. Cada empresa precisa estar atenta ao mercado e desenvolver as estratégias que mais se adéqüem as suas exigências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário